Sinusite
Dra. Simone Lemos é membro efetivo da associação brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial (ABORL-CCF) desde 2010. Dedica-se ao atendimento de crianças e adolescentes com patologias no ouvido, nariz e garganta.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, a qual é uma região do crânio formada por cavidades ósseas que ficam ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Tipos de Sinusite

Há dois tipos de sinusite, sendo eles:

Sinusite Aguda

A sinusite aguda (CID 10 – J01) é quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas.

Sinusite Crônica

A sinusite crônica (CID 10 – J32) é quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

Mulher sofrendo com a Sinusite

Causas da Sinusite

A sinusite tem como causa tanto agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto fatores alérgicos.

Alguns agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face também são responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.

Fatores de Risco da Sinusite

As origens mais comuns de sinusite crônica são:

Pólipos nasais: crescimentos de tecido na área que podem bloquear as passagens nasais ou seios.

Reações alérgicas: pode ser causada pela exposição do paciente à substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear o quadro.

Desvio de septo nasal: quando a parede entre as narinas não está alinhada, pode haver restrição ou bloqueio das passagens no seio nasal.

Trauma na face: um osso facial fraturado ou quebrado pode causar obstrução das vias nasais.

Doenças que afetam a imunidade: complicações de fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outras doenças relacionadas com o sistema imunológico podem resultar na obstrução nasal.

Infecções respiratórias: gripe, resfriado e outras doenças do trato respiratório podem inflamar e engrossar as membranas sinusais, bloqueando a drenagem de muco e criando condições favoráveis para o crescimento de bactérias. Essas infecções podem ser virais, bacterianas ou por fungos.

Células do sistema imunológico: em determinadas condições de saúde, as células do sistema imunológico chamadas eosinófilos pode causar inflamação dos seios.

Criança com Sinusite

Sintomas da Sinusite

Isso porque a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado.

Diferente dos sintomas e sinais da sinusite aguda, nos quadros crônicos a tosse é um dos sintomas mais frequentes e a febre raramente está presente.

Outros sinais e sintomas são:

1. Dor de ouvido;
  2. Dores no maxilar superior e dentes;
  3. Tosse, que pode ser pior durante a noite;
  4. Garganta inflamada;
  5. Mau hálito (halitose);
  6. Fadiga ou irritabilidade;
  7. Náusea.

Existem exames que podem ajudar no diagnóstico de sinusite, sendo eles:

Endoscopia Nasal

Esse tipo de exame é realizado através de um tubo fino e flexível (endoscópio) com uma luz de fibra óptica na ponta, introduzido pelo nariz, permitindo que o médico inspecione visualmente o interior de suas cavidades nasais. É também conhecido como nasofibrolaringoscopia.

Exame de Imagem para Sinusite

É um exame de tomografia computadorizada (TC) possibilitando mostrar detalhes de seus seios e área nasal. Eles podem identificar uma inflamação profunda ou obstrução física que é difícil de detectar usando um endoscópio. Lembrando que as tomografias somente são solicitadas em situações especiais, não como rotina!

Culturas Nasais

Esse exame não é geralmente necessário para o diagnóstico de sinusite crônica. Porém, nos casos em que a condição não responde ao tratamento, analisar os tecidos nasais pode ajudar a identificar a causa, como bactérias ou fungos. Também é uma opção examinar os cílios nasais e se eles funcionam corretamente.

Testes de Alergia

Os testes de alergia de pele podem ser recomendados caso o médico suspeitar que a doença seja causada por alergias. São exames que ajudam a identificar o alérgeno responsável por sua sinusite.

Outros exames para diagnosticar sinusite

Pode ser que o médico precise pedir exames de sangue, para detectar doenças que afetam a imunidade, e exames de cloro no suor, para detectar fibrose cística.

A Sinusite tem cura

As sinusites, em geral,  são curáveis com medidas de autocuidado e tratamento médico aplicado. Caso você tenha ataques com frequência, deve investigar se existem causas implícitas, como pólipos nasais ou outros problemas como alergias.

O médico responsável por tratar a sinusite é o Otorrinolaringologista. Procure sempre por ajuda e não se medique sozinho.