Uso do Corticoide Nasal em Crianças
Corticoide Nasal em Crianças

Uso do Corticoide Nasal em Crianças

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre o uso de corticoide nasal na infância. Seu uso é aceito com segurança em crianças a partir dos dois anos de idade, dependendo do corticoide indicado.

A rinite em crianças, assim como a asma e a dermatite atópica, é uma das principais condições alérgicas da infância.

A aplicação de corticoide nasal pode ser indicada como tratamento, atuando diretamente nos cornetos nasais. Quando bem indicado reduz os sintomas de coceira e obstrução nasal, além de diminuir também o lacrimejamento ocular.

Conforme o uso do corticoide de maneira prolongada, pode ser que ocorram alguns efeitos adversos locais, em decorrência da inflamação da mucosa nasal causada pela doença alérgica ou não-alérgica, e o spray pode aumentar o risco de inflamação da mucosa, ressecamento, formação de crostas, sangramento e perfurações de septo. O principal efeito colateral é possivelmente a epistaxe leve.

Por mais que o uso prolongado desse medicamento em crianças seja seguro, os corticoides nasais devem ser administrados em menor dose, somente o necessário para o efetivo controle da condição apresentada.

Os corticoides inaláveis, de forma geral, têm potencial para causar efeitos colaterais sistêmicos. É aconselhável que a estatura das crianças tratadas de forma prolongada com corticoides nasais seja regulamente monitorada e o exame das estruturas intranasais deva ser feito em cada visita pelo médico responsável. Os pais e pacientes devem ser orientados pelo médico nos casos de irritação nasal persistente, formação de crostas ou epistaxe.

Existem vários tipos, por isso é importante uma avaliação com o Otorrinolaringologista, que prescreverá a medicação com a menor taxa de absorção sistêmica, para não afetar a saúde da criança. A medicação deve ser usada apenas pelo tempo prescrito pelo médico para que não haja efeitos colaterais. Lembre-se: evite a automedicação e leve seu filho a uma consulta com o Otorrinolaringologista.

Dra. Simone Lemos – Otorrinolaringologista
CRM – MG: 44565 | RQE: 23963