Sangramento nasal (ou epistaxe): Causas e Tratamento
Sangramento Nasal

Sangramento nasal (ou epistaxe): Causas e Tratamento

Primeiramente, vamos falar sobre o que é Epistaxe, um sangramento nasal bastante comum. É certo que grande parte da população já teve ou terá ao menos um episódio de sangramento nasal em algum momento da vida. Por mais que cause uma certa preocupação, os sangramentos nasais raramente desenvolvem alguma complicação severa.

A epistaxe é uma alteração da hemostasia dentro da cavidade nasal, causada por comprometimento da integridade da mucosa, porém, nem sempre esses sangramentos precisam de tratamento médico.

As principais causas são:

– Remoção de crostas nasais por manipulação ungueal;

– Ressecamento da mucosa nasal;

– Uso incorreto de sprays nasais de corticosteroides;

– Trauma nasal, entre outros; Podem ocasionar sangramentos, também, alergias intensas (rinite alérgica), doenças vasculares e uso de anticoagulantes. Na maioria dos casos o sangramento é pequeno, cessa espontaneamente e não tem recorrência, necessitando apenas de   cuidados locais como hidratação da mucosa nasal com soro fisiológico.

Sangramento Nasal (ou epistaxe): causas e tratamento

O QUE FAZER QUANDO O NARIZ ESTÁ SANGRANDO?

No geral, os sangramentos do nariz podem ser controlados em casa. Durante o processo de tentar estancar o sangramento, é importante evitar que o sangue reflua posteriormente, indo em direção à faringe, favorecendo a sua deglutição ou até a sua aspiração pelos pulmões, se o sangramento for muito volumoso.

Sendo assim, é errado levantar a cabeça ou se deitar com a narina obstruída por alguma compressa de papel higiênico, algodão ou gaze. Esse ato, além de não contribuir com a cicatrização, pode acabar levando o paciente a deglutir ou aspirar o sangue, principalmente quando forem crianças.

A maneira certa de se estancar um sangramento nasal é se sentar, inclinar o tronco e a cabeça levemente para frente e apertar as narinas pelo lado de fora com a ajuda dos dedos polegar e indicador, com o intuito de bloquear a saída do sangue.

Dessa forma, mantenha o nariz apertado pelo tempo mínimo de 5 minutos, sem interrupção. Evite tirar a pressão dos dedos várias vezes para verificar se ainda está sangrando. Também é uma opção o uso de compressas frias pelo lado de fora do nariz. Uma vez que o sangramento for cessado, fique em repouso por no mínimo uma hora. Evite assoar o nariz e fazer esforço físico pelo resto do dia.

Em casos recorrentes, deve-se procurar a avaliação de um otorrinolaringologista. Talvez seja necessário a cauterização de algum vaso da mucosa nasal e esse procedimento pode ser realizado durante consulta em consultório. Em caso de sangramentos intensos, deve-se procurar um serviço de urgência para tratamento imediato.

Dra. Simone Lemos – Otorrinolaringologista
CRM – MG: 44565 | RQE: 23963

Nariz Sangrando: O que fazer?