Amígdalas

Provavelmente você já deve saber que nós temos amígdalas, mas você sabe o que de fato é?

As famosas amígdalas são dois órgãos que se localizam no caminho entre o sistema respiratório e o sistema digestório, mais especificamente na região lateral da faringe. São elas quem produzem linfócitos (células de defesa do organismo humano). Ou seja, as amígdalas também são responsáveis pela proteção do corpo humano, especialmente durante a alimentação. Sua função é permitir que a ação contra vírus ou qualquer outra ameaça seja bloqueada instantaneamente. Isso porque as amígdalas estão sempre em contato com vírus e bactérias frequentemente, e elas produzem substâncias protetoras, para combate da agressão externa.

O que é a Amigdalite e por que ela é causada?

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, ou seja, das estruturas localizadas na parte posterior da garganta, que têm a função de proteger o corpo, produzindo anticorpos e impedindo que infecções na cavidade oral e nas regiões vizinhas se alastrem por todo o organismo. Justamente por funcionarem como uma barreira, essas estruturas são muito suscetíveis a processos infecciosos. Quando isso ocorre, as amígdalas se inflamam, ficam inchadas, doloridas e dificultam a passagem dos alimentos para o aparelho digestivo.

A inflamação cursa com febre, calafrios, dor de garganta, falta de apetite, mau-hálito, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Nos quadros causados por bactérias, costuma haver acúmulo de pus nas amígdalas. Nos bebês, além da febre, o único sinal evidente muitas vezes é a recusa à alimentação. As amigdalites são causadas principalmente por vírus e bactérias, mas podem ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.

Alguns fatores como mudanças bruscas de temperatura, convivência com fumantes, exposição continuada ao ar condicionado e, sobretudo, situações de queda na imunidade podem predispor o indivíduo à desenvolver uma amigdalite.

Crianças com inflamação nas amígdalas podem manifestar diferentes sintomas

Qual é o diagnóstico para a Amigdalite?

O diagnóstico é clínico e depende basicamente da história do paciente e do exame da garganta. Na dúvida entre amigdalite viral ou bacteriana, alguns exames podem ser necessários, como o teste rápido para a pesquisa do estreptococo na secreção da garganta e mesmo a cultura, na qual o material biológico colhido é posto em meios próprios para o desenvolvimento de bactérias.”

Qual é o tratamento para a Amigdalite?

As amigdalites virais são tratadas apenas com analgésicos e anti-inflamatórios, mas as bacterianas necessitam do uso de antibióticos, em geral derivados da penicilina, como a penicilina benzatina e a amoxicilina.

Lembre-se: ao menor dos sintomas nos pequenos procure um otorrinolaringologista.

Desenvolvido com carinho pela Agência Social Station.

Fale conosco: