Garantir a saúde auditiva do seu filho ou filha é muito importante e exige saber corretamente as maneiras que podem ajudar a cuidar. Mesmo que a da perda auditiva seja mais comum nos idosos por conta da degeneração das células sensoriais da audição, a surdez pode surgir também na infância.
A audição das crianças é muito sensível, podendo ser comprometida em caso de exposição frequente a barulhos que ultrapassem 85 decibéis, como por exemplo o som de um liquidificador em funcionamento. Além disso, elas também podem adquirir a perda em casos graves de otites, que são inflamações no ouvido médio.
Dicas para cuidar da saúde auditiva do seu pequeno:
– Evite usar fones de ouvido com volume alto e por longos períodos;
– Faça a limpeza correta dos ouvidos;
– Realize consultas periódicas;
– Mantenha hábitos saudáveis;
– Atente-se a brinquedos com sons.
Na maioria das vezes as crianças não percebem quando há perda auditiva, ainda mais por existir a possibilidade de acontecer de forma gradual e sem sintomas externos como a dor e, consequentemente, passa despercebido pelos pais também. Por isso, o ideal é ficarem atentos a alguns sinais, como:
– Bebês com menos de um ano que não se espantam com ruídos ou reagem à voz dos pais ou a brinquedos com sons e não balbuciam;
– Crianças de até três anos com atraso no desenvolvimento da fala;
– Meninos e meninas em idade escolar com dificuldade de aprendizado e concentração nas aulas, necessidade de assistir TV em volumes muito elevados ou até mesmo dificuldade para entender conversas em casa. Portanto, ao notar qualquer mudança ou sintomas no ouvido, você deve procurar um médico especialista para realizar uma consulta e os exames necessários. Os tratamentos indicados devem ser realizados adequadamente e o uso de medicamentos não devem ser ministrados sem indicação médica.