Você sabe o que é Otite?
Fique atento aos sintomas. Leia o texto!

Você sabe o que é Otite?

O termo “otite” é utilizado para indicar toda inflamação em uma das regiões do ouvido (externa e média), podendo surgir da ação de vírus, bactérias ou fungos. A otite se manifesta tanto em homens quanto em mulheres, de qualquer idade. Entre os sintomas mais comuns estão dores muito fortes de ouvido e tímpano avermelhado e abaulado. Em casos mais graves, o tímpano inflamado pode se romper e provocar a eliminação de secreção pelo ouvido.

No caso da manifestação em crianças e bebês, os sintomas podem ser febre, náuseas, vômitos, diminuição do apetite, irritabilidade, choro intenso e dificuldade para dormir.

Tipos de Otite

Para que você entenda melhor, falaremos os tipos mais comuns de otite, que são:

Otite Externa

A otite externa é quando a infecção atinge o ouvido externo, que vai desde o pavilhão auricular (orelha) até a parte mais externa do tímpano. Esse tipo de otite se manifesta devido bactérias invadirem a profundidade da pele através de pequenas lesões da pele do canal auditivo externo ou por causa de umidade ou água no ouvido.

Causas da Otite Externa

Fatores que favorecem o desenvolvimento da otite externa:

  • brasões ou arranhões no canal auditivo;
  • acúmulo de água no ouvido;
  • sensibilidade a produtos de higiene pessoal (por exemplo: shampoo e sabonetes);
  • agressões ao canal auditivo com hastes flexíveis, outros objetos ou até com o dedo;
  • uso de dispositivos no ouvido (por exemplo: fones de ouvido e tampões), provocando lesões no canal auditivo externo.

Tratamento da Otite Externa

Em situações de infecção da orelha externa, o especialista deve prescrever o uso de antibiótico tópico associado ao analgésico. É importante também deixar o ouvido sempre seco, não deixando cair água durante o banho e não manipular as orelhas.

 

Bebê chorando e com irritabilidade por sintomas de Otite

Otite Média

A otite média, diferente da otite externa, é uma infecção que ocorre no ouvido médio, região que estabelece relação com o nariz. Esse tipo de otite é mais comum de aparecer durante ou após resfriados, gripes e infecções respiratórias ou na garganta.

A otite média tem manifestação mais comum em crianças, mas também pode atingir pessoas de todas as idades e costuma ser muito dolorosa.

Causas da Otite Média

A otite é causada por vírus ou bactérias e pode afetar um ou os dois ouvidos.

Essa condição pode causar dores de ouvido intensa, vermelhidão do tímpano, e dificuldade auditiva por formação de secreção por dentro da membrana timpânica. Em casos onde há um abaulamento importante do tímpano, pode haver o rompimento deste e saída de secreção purulenta pelo canal auditivo. Geralmente os episódios de otite média aguda quando tratados corretamente são de fácil resolução. Porém, uma otite média não tratada pode vir a se tornar crônica, serosa e levar à consequências como perda auditiva.

Tratamento da Otite Média

Para se ter um tratamento correto em tempo útil é de extrema importância procurar uma consulta de um especialista otorrinolaringologista, de modo a estabelecer um correto diagnóstico.

Em casos em que o paciente apresenta febre e vermelhidão e ou abaulamento da membrana timpânica é recomendado o uso de antibiótico oral e analgésicos para o alívio da dor.

 

Bebê com sintomas de Otite Média, com muita dor e vermelhidão no ouvido

Otite Aguda de Repetição

As otites são bem mais frequentes nas crianças devido à imaturidade do sistema imunológico (sistema de células que defendem o nosso corpo) e às características da anatomia da tuba auditiva, o pequeno canal que conecta o ouvido com o nariz. Algumas crianças que apresentam quatro ou mais episódios de otite em um ano, ou três episódios em seis meses, necessitam de cuidados muito especiais.

Quanto mais cedo ocorrer a primeira otite (abaixo de seis meses), maior a possibilidade de recorrência. O tabagismo dos pais e as escolinhas com muitos alunos podem gerar esta situação. Berçários, creches e escolinhas com mais de dez crianças na sala são a maior fonte de contaminação microbiológica (poluição microbiana) para uma criança não “preparada” imunologicamente para combater as infecções, em especial para as menores de dois anos de idade.

As adenoides que não funcionam bem também podem causar ou manter as otites. Os irmãos com história de otite de repetição podem “sinalizar” a tendência familiar a esse tipo de infecção. Uma pequena cirurgia pode ser necessária para o tratamento das otites de repetição. Neste caso, coloca-se um pequeno dreno na membrana timpânica. Esse dreno também é conhecido como tubo de ventilação ou tubinho. Apenas algumas crianças, após acompanhamento médico adequado e tratamento individualizado, necessitarão da colocação dos mesmos.

Ao menor sinal de Otite o médico Otorrinolaringologista deverá ser consultado.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Desenvolvido com carinho pela Agência Social Station.

Fale conosco:

drasimonelemos

Dra. Simone Lemos é otorrinolaringologista e dedica-se ao atendimento de crianças e adolescentes na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais.