Logo após seu filho ter sido diagnosticado, o médico que o avaliou irá prescrever o aparelho auditivo e, com isso, dá-se início ao processo de seleção e adaptação dos dispositivos.
A seleção dos aparelhos auditivos é feita a partir das características da perda auditiva de cada paciente individualmente. O melhor a ser feito é incentivar o seu filho o quanto antes ao uso do aparelho auditivo, pois isso permitirá que ele aproveite de todos os benefícios oferecidos pelos aparelhos.
Vamos falar agora sobre a escolha do tipo e as características do aparelho. Primeiro, devemos saber que vão depender de diferentes fatores, entre eles o grau de perda auditiva e quais são as necessidades do seu pequeno e da família. Mas saiba que, no momento da decisão, você não estará sozinho(a), estarão à sua disposição os profissionais de saúde auditiva e outros especialistas para prestar todo o auxílio necessário (otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional).
Aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos detêm uma tecnologia capaz de proporcionar uma grande variedade de recursos que atendem às necessidades que cada paciente possui.
Aparelhos auditivos retroauriculares
Para as crianças pequenas, normalmente, os aparelhos auditivos são adaptados na posição atrás da orelha. Atualmente, eles são menores e discretos, com uma grande variedade de cores vivas e alegres, e podem ser usados para diferentes graus de perda auditiva.
Aparelhos com receptor no canal
Já para crianças maiores, uma opção alternativa são os aparelhos auditivos retroauriculares com o receptor (uma das peças do aparelho) no conduto auditivo. O microfone do aparelho fica posicionado na caixa (corpo do aparelho auditivo), atrás da orelha e o receptor é posicionado dentro do conduto. Essa estética permite que o aparelho fique menor e mais atraente.
Aparelhos auditivos intrauriculares (ITE)
Os aparelhos auditivos intrauriculares (ITE) são os indicados para adolescentes e crianças na fase da pré-adolescência, que são produzidos de acordo com as características anatômicas do conduto e atendem às perdas auditivas de grau leve à severo.